Skate Rua do Porto


O  DOCUMENTÁRIO

O fato da maioria do grupo ser skatista e vivenciar o cotidiano de ser skatista, fez com que despertasse o nosso  interesse em mostrar para o público o verdadeiro sentido do skate na vida de uma pessoa, tão quanto um lugar específico que é a skatepark da Rua do Porto. O peso que esse lugar tem na vida de cada um e também desmistifica-lo  ao olhar de leigos e até mesmos de preconceituosos que  julgam um local sem ao menos conhecê-lo. No documentário, através de depoimentos, a pista de skate da Rua do Porto toma vida, e assim, mostramos O Espírito do Lugar!





HISTÓRIA

Piracicaba sempre foi um pólo do skate a nível nacional, onde surgiram na década de 70 os primeiros praticantes do esporte.
A Pista de Skate da Rua do Porto em Piracicaba, a qual é o foco do nosso documentário, foi um marco alcançado pelos skatistas que na época ( final dos anos 70 até 1992 ) não tinham um local adequado para a prática do skate. Sendo assim, andavam de skate nas ruas da cidade, praças e obstáculos improvisados.





Os skatistas eram submetidos a represão das autoridades, que prendiam os skates e repremiam a prática do esporte, considerando-os vândalos, desocupados e drogados.


Em meados de 1990/1991  surgiu a ASPIR (Associação dos Skatistas de Piracicaba e Região) que junto com uma passeata organizada pelos skatistas conseguiram a construção da primeira pista de skate de Piracicaba, a miniramp da Rua do Porto.



No ano de 1991 teve inicio a construção da pista (modalidade: miniramp), considerada até hoje uma das  melhores  pistas da América Latina dentro da sua modalidade. Em 1992 pós construção, sem sombra de dúvida mudou a cara do skate de Piracicaba, tendo assim o primeiro local exclusivo para prática do esporte.


A construção da pista não foi só importante para os skatistas da cidade, mas também para a cidade em si, que atraiu olhares do Brasil todo sendo palco de dois campeonatos nacionais ( Pirapro I e Pirapro II ).




Após 17 anos de existência, a já extinta ASPIR deu lugar a uma nova associação piracicabana de skate  a APS, que com novos projetos, pleitearam junto a prefeitura a ampliação da miniramp adicionando uma área de street. Em 2010 a “nova” pista foi reinaugurada e o que já era um marco na cena do skate se firmou ainda mais como uma das melhores da América Latina, se não do mundo.







VÍDEOS


Tour da És em 1999



Evento realizado em julho de 2011 com muito rock'n roll e principalmente muito skate!