ESALQ

Produzido pelos alunos do 3ºsemestre de Radio e TV da UNIMEP, o documentário faz parte do projeto "O Espirito do Lugar" inscrito no programa Cultura 360 da TV Cultura de São Paulo. Sob a orientação do professor Fabiano Pereira.
O Programa busca por meio de entrevistas e pesquisas, contar um pouco sobre a histórias de locais importantes da cidade, através da história das pessoas e suas experiências e lembranças com o local.

O local escolhido neste episódio foi a Escola de Agronomia "Luiz de Queiroz" (ESALQ).


O DOCUMENTÁRIO







A ESALQ iniciou suas atividades em 1901, como resultado do desprendimento de Luís Vicente de Sousa Queiróz. Em 1934, foi uma das escolas fundadoras da Universidade de São Paulo.

Para conhecermos um pouco mais sobre a escola e as pessoas que fazem parte de sua história, conversamos com o ex-aluno, ex-professor, presidente da Associação dos Docentes Aposentados da ESALQ (ADAE) e autor do "Hino da ESALQ", o Sr. Zilmar Ziller Marcos, que nos conta algumas, entre suas muitas, histórias relacionadas a escola. 




O documentáio conta tambem com a presença dos alunos do 3º semestre do curso de Agronomia, que comentam sobre a rotina na escola, os famosos trotes e suas espectativas para o futuro.





A ESALQ


A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” foi criada em 1900, pelo Decreto nº 683-A, com o nome de Escola Agrícola Prática de Piracicaba; mas só iniciou suas atividades em 3 de junho de 1901, sendo considerada inaugurada a Escola Prática Luiz de Queiroz.




Em 1907, foi inaugurado o prédio principal, que inicialmente tinha apenas um andar. Em 1925, por seu alto padrão de ensino, e valor de sua pesquisa agrícola, a escola foi elevada ao nível universitário. Em 1931, a escola recebe oficialmente a atual denominação em homenagem ao seu idealizador.

Acervo da USP/ESALQ

Luiz Vicente de Sousa Queirós foi um proprietário de terras, e agrônomo brasileiro, que viveu quase 49 anos (12/06/1849 ~ 11/06/1898). Era neto materno do brigadeiro Luís Antônio de Sousa Queirós, o maior proprietário de terras da província de São Paulo. Luiz Vicente doou a fazenda “São João da Montanha” ao governo de São Paulo, sob a condição de que, em no máximo 10 anos, ali fosse construída uma escola.



Esse ano, a escola completa 111 anos de existência, com seis cursos de graduação, e dezenove programas de pós-graduação (mestrado e doutorado).

A faculdade é aberta à toda população local (e para pessoas de outras cidades também), para visitas, piqueniques, e lazer. Caracterizada por seus grandes campos de grama, e cercados de natureza. Há também trilhas de caminhada, onde a população, ao final de tarde, utiliza para as suas caminhadas diárias. O acesso é livre também ao museu da faculdade, onde é possível ver alguns dos objetos que foram usados na época de Luiz Vicente, tanto na técnica da agricultura, quanto no seu dia-a-dia.


Com um clima leve e convidativo, a faculdade é um dos pontos turísticos da cidade, bem localizado, perto de vários estabelecimentos comerciais, shopping, etc. A faculdade também possui o seu complexo estudantil, que são as moradias dos alunos.



A maioria dos cursos de graduação são em tempo integral, e alguns com aulas até durante os sábados. Todo esse tempo que os alunos ficam na faculdade proporciona o estreitamento dos elos de amizade, e a formação de vários casais. Eles têm a possibilidade de vivenciar e aproveitar o máximo do que realmente significa “escola superior”.


Fotos:  Juliana Olinto  -  Thiago Moura   

Texto e formatação: Alexandre Lopes  -  Thiago Moura


FOTOS





  
 VERSÃO MOBILE





ENTREVISTAS NA ÍNTEGRA

(EM CONSTRUÇÃO...)




APOIO:
Faculdade de Comunicação Social - Facom Unimep
Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba - IPPLAP
Museu da Imagem e do Som de Piracicaba - MISP
Secretaria Municipal de Ação Cultural - SEMAC
TV Câmara de Piracicaba
TV USP

AGRADECIMENTOS:
Marcelo Cachioni, Marisa Libardi, Raul Rozados e Rosangela Camolese.