Rua do Porto

 Este trabalho  foi por produzido pelos alunos, do curso de RTV ( radio,tv e internet) do 3º semestre da UNIMEP, sob orientação do professor " Fabiano Pereira". O documentário faz parte do projeto "O Espirito do Lugar", inscrito no programa Cultura 360 da TV Cultura. 
A proposta é relatar, " o espirito do lugar", através de entrevista com pessoas que tem total relação com historia e o lugar.



O mini -Documentario sobre a " Rua do Porto"





O RIO "PIRACICABA" :  em tupi "Lugar Onde o Peixe Pára "
 É justamente o charme de Piracicaba, uma das cidades do interior mais bonitas do Brasil. 

Beirando o rio Piracicaba, temos a RUA DO PORTO, rua que da  acesso ao centro , com a beleza do local é  um dos tema de cartão postal da cidade, e é também o local mais procurado por turistas quando chegam a cidade de Piracicaba.

 A Rua do porto é o umbigo de Piracicaba, várias construções conservam ainda a fachada original. 





Nos dias de hoje..


Está numa área que forma um complexo turístico na orla do Rio Piracicaba, decks avançam sobre o rio onde os visitantes se reúnem para uma cerveja e um bom peixe na brasa, feito ao ar livre. 

Ainda na rua do porto se tem outros pontos conhecidos e bastante atrativos, além da vasta opção gastronômica, voltados as questões culturais de Piracicaba. 

Tais como, " A casa do Povoador", além da galeria " Alberto Thomazi", que é onde são realizadas festividades de natureza folclórica contando parte do folclore piracicabano,oque inclui os famosos," Bonecos do Elias", dando seguimento a rua, encontra-se também e o "Largo dos pescadores" onde hoje é palco da eventual," Festa do divino" e ponto de pesca dos pescadores.





Bonecos do Elias    - Folclore Piracicabano






Trás a historia, de " Elias Rocha", eterno morador da Rua do porto. Nascido a três de agosto de 1931, cresceu e viveu ao redor do Rio Piracicaba. De família simples e dependente da pesca para a alimentação diária, Elias tornou-se um defensor do meio ambiente.niciou a confecção de bonecos fazendo o primeiro para uma menina e depois, o “Judas” para a criançada da Rua do Porto. De material usado ou retirado dos lixões como luvas, tênis, capacetes, roupas, tronco de árvores, espumas, couros e outros, Elias cria a figura humana do adulto e da criança, representando a defesa de seu habitat natural.

Largo dos pescadores 






É no largo dos pescadores, as margens do rio, que se localiza o Atelie (também tema de um dos mais belos cartões postais de Piracicaba) do Artista Plastico, " Antonio Carlos Morelato. Mais conhecido por "Morelato", o artista plastico que é nascido de Ribeirão Preto, tem passagem por Santos vindo  para Piracicaba na década de 90, é considerado parte da historia deste local, conhecido por toda cidade e pelos turistas por suas obras e pinturas,visto hoje como uma das figura da rua do porto indispensável de se conhecer  .




"Antonio Carlos Morelato" - Artista Plastico e morador  da rua do porto.

Nós conta um pouco sobre , antes e  depois do progresso da "Rua do porto" e como era o ambiente da vila quando ele aqui chegou. ( na década de 90 ) 

No Documentário , relata a experiencia da enchente de 2011 a pior enchente ocorrida nos ultimas duas décadas de Piracicaba.


"Morelato", nos conta também, a chegada do progresso a rua do porto.


" (..) Demorou pro progresso chegar aqui, " na rua", era um lugar descriminado, em função de uma reportagem feita pela rede globo, com imgagens fortes da rua, " piracicaba Amsterdam brasileira" a rua ficou estigmatizada pela cidade, achavam que tinham só bandido, tinham muita prostituição também, mas até as prostitutas ajudaram a preservar o lugar. Após essa reforma toda, que a rua começa a ganhar um status melhor. A parte ruim, é que o imóvel valorizou , alguns resistem, e não vão sair daqui, não vão vender as suas casas, outros já venderam. 
Os imoveis foram doados,  aos trabalhadores, da antiga fabrica de cerâmica, e a partir desse descobrimento do grande potencial que a "rua" oferece ao comercial, ao turismo, foi-se comprando, esses imoveis e transformando em restaurantes. 



A historia do lugar 
Rua do porto decada de 60..



 Antes do progresso chegar a rua do porto ou  (Ex - Rua da praia )

No seu inicio de criação,com olarias, fábricas de terras, uma que outra pequenina venda, a Rua do Porto era passagem para todos que se dirigiam  à mansão de Francisco Morato, na Chácara Morato, casa ainda existente mesmo depois da criação de  novos condomínios, ao lado do Carrefour. Ainda quando chamada de “rua da praia”, era habitada por moradores filhos dos pescadores, construtores de barcos e suas família. Rua dos pescadores, rua de navegação fluvial, rua de barcos, rua de famílias  e de pessoas marginalizadasA vila ou vilarejo dos pescadores, como era conhecida também, era pouco habitada, um lugar com menos condições, mais  ao mesmo tempo com um cenário romântico..Nessa época haviam um ou dois bares,por ali a rua ainda não era asfaltada, nem tinham quiosques, era o lugar onde as pessoas se conheciam, se reuniam para pescar no período da manhã e  tiravam tarde para o  lazer a beira rio, o pessoal  sentava-se a beira rio, ou dentro dos barcos para aproveitar a  boemia local e contar historias lendárias sobre o rio.




 Fotos que são precioso registro histórico do que eram as pescarias no rio Piracicaba, a importância dos "ranchos" na vida dos pescadores e na própria cultura piracicabana.                                          Pescadores a beira - rio






Da margem direita para a esquerda do rio , inicia-se e a urbanização de Piracicaba.
A margem esquerda do rio começa-se a urbanização da cidade, e uma das primeiras casas a serem construídas é a " Casa do Povoador ". 

Tombada em março de 1970, pelo Conselho de  Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico  do estado de São Paulo                                                                                                     

(Imagem da casa na década de 1960)

"A casa tem mais de 200 anos,foi construida de pau a pique - alguns morrores escupidos com faca e facões. Foi habitada por remanescência de quilombos, na epoca da comercialização imbrica, o percurso pelos rios  a casa alojou (ainda no século 19), alguns escravos que fugiam de suas fazendas e se abrigavam na casa .  Era habitada por Imigrantes  índios, negros, italianos, todos que chegavam imigrantes de piracicaba no processo da evolução urbana, ficavam alojados na casa. Nos quartos que hoje tem na casa, cada membro habitava com sua familia um comodo da casa. Em 1947 a prefeitura adquiriu o imóvel, apos alguns anos, por ser reconhecido o seu valor histórico,pelo CONDEFAT - defesa de patrimonio, cria-se em piracicaba o CONDEPAC e iniciam-se os tombamentos pertinentes a cidade,nessa época."






(Chama-se rua do porto, porque na década de 1960/1970, a cem metros da casa localizava-se um trampolim . Onde fez-se tradição, pular do trampolim e mergulhar nas águas do rio piracicaba. )



A reforma - projeto beira rio 3º fase ( finaliza as reformas aos redores da rua do porto)
arqueólogos, com autorização do EFAM, descobrem-se atraves de escavações, objetos para amostra.Para ter precisão de datas e época, acharam : pedaços de urnas indígenas, acessórios indígenas, dentes, colares, componentes de acessorios indígenas, porcelanas, peneiras, jarros. Prontos a descobrir ainda mais vestígios da historia da casa mais histórica de Piracicaba.

"A casa é um MARCO, pela própria natureza, ela tem uma proposta muito bonita de cultura, participando com toda cultura tradicional 
 a casa do povoador é hoje um dos espaços culturais mais autênticos de
Piracicaba, onde são realizadas exposições periódicas , work shop's de artistas renomados, ministrados cursos e oficinas para profissionais de arte, educadores em geral. "        

"Se não fosse a rua do porto, piracicaba seria uma cidade tão igual a outra, como Americana, Limeira, a rua do porto é arena  e palco de todos os eventos, tudo que rola aqui da certo, as festas do divino, a festa no geral (..) A rua do porto é mais importante que piracicaba." - (A.Morelato)