Estação Ferroviaria de Santa Gertrudes

Estação Ferroviária – Santa Gertrudes
A linha ferroviária está conectada a com o trecho Jundiaí - Campinas que foi inaugurada em 1872, e ligada a Santa Gertrudes em 1876. A estação iniciou oficialmente em 1887, atendendo principalmente a fazenda Santa Gertrudes. A estação ferroviária de Santa Gertrudes foi inaugurada em 1887, atendendo principalmente a produção cafeeira da fazenda local, hoje os prédios são ocupados pela secretária e obras do município.
Os prédios são preservados até os dias de hoje, desde sua construção.




A estação em 1918                                                      Em 1998, a estação já estava desativada




Em 2001, a estação estava em estado de semi-abandono, dando espaço para usuários de drogas e vândalos, já que está localizada em lugar deserto, na zona rural de Santa Gertrudes.










Hoje, em 2011 a estação esta sendo usada pela prefeitura do município, onde a Secretaria de Obras trabalha:
Os prédios estão razoavelmente preservados, e nenhum deles foi derrubado. Logo em frente a estação moram algumas famílias antigas, na qual trabalharam na estação, e nos contam histórias de suas vidas que foram construídas e sofreram conseqüências com as mudanças da estação.




A familia Tavares chegou na estação em 1979. Vieram em busca de emprego, com o passar do tempo a situação financeira da familia foi se estabilizando.

Com muito esforço Seu Claudelino e Dona Neusa, com muito orgulho nos contam que hoje tem seus filhos formados, graças a cidade, e a Estação Ferroviária, onde obteve seu primeiro emprego quando chegou.

Rafael, o filho caçula que participou da nossa entrevista nos conta um pouco de como era a sua infância...

"Então, aqui era o meu parquinho de diversão particular, tinha seis casas aqui enfileirada, hoje sobrou só duas. Tinha o pequeno quintal cheio de árvores, de plantas. E tem a estação de trem também, que lá era nosso esconderijo. E brincava bastante e saia daqui de casa a tarde e voltava às dez horas da noite. Ai minhas amizades, tudo começou por aqui e foi brincando aqui na linha do trem."



A gravação foi bem descontraida, os entrevistados estavam super tranquilos diante da câmera. É uma familia muito humilde,atenciosa e o mais importante, uma familia super feliz!

Agradecemos imensamente pela oportunidade de té-los como tema do nosso trabalho.
E terminamos nossa gravação com direito de tirar uma foto com eles...




Confiram o resultado de todo estre trabalho:




Durante as gravações...