Documentário:
Fundado pela imigrante italiana Antonella Azinne, foi um presente ao filho Francesco Azinne em 1879 e foi inaugurado como Bar do Chiquinho. Ele ficou com o bar 40 anos. Em 1919 o senhor Tonico Alemão comprou o bar e mudou o nome para Bar Almeida. No ano de 1938 foi vendido ao senhor Antônio Kraide, que mudou o nome para bar Cruzeiro. João Franchin adquiriu o Bar Cruzeiro em 23 de Dezembro de 1949 e permanece em sua família até hoje e é administrado pelo seu neto César Augusto Pexe.
A logomarca e o nome são uma referência à constelação Cruzeiro do Sul.

Antigo ponto de encontro de inúmeros políticos e jogadores da seleção brasileira de futebol, o lugar hoje atrai artistas e reúne estudantes e amantes das artes, freguesia enlevada a partir do chorinho, MPB, jazz e o samba raiz.
![]() |
São dois ambientes distintos que acolhem pessoas de todas as idades: na frente o tradicional boteco, mesinhas simples e balcão de granito, com direito a pote de azeitonas, saquinhos de torresmo à pururuca e muitos outros petiscos. Nos fundos, a “música”, assim chamado por Pexe o espaço para comer, beber e conversar, ouvindo agradáveis canções ao vivo.




Exposições Culturais:
Algumas apresentações do local musicais no local:
Brazzilian Jazz - Patricia Moreno - Blues - 2º Bar Cruzeiro Jazz Festival - 6 á 9 de Julho/11
Brazzilian Jazz - HOT CLUB DE PIRACICABA - 2º Bar Cruzeiro Jazz Festival - 6 á 9 de Julho/11
COMEMORAÇÃO DE 71 ANOS DO BAR (JANEIRO/2009):
Marcio Santório no Bar Cruzeiro em Piracicaba - SP - Brasil
Marin e Casado - Bar Cruzeiro 24/10/09 - Jack Soul Brasileiro